

O futuro não está pronto. Ele está sendo criado agora.
Como surgem as ideias que mudam o mundo?
Como preparar pessoas para um futuro que ainda não existe?
No HackConference Rio de Janeiro, inovação, educação, tecnologia e criatividade se encontram em duas experiências participativas. Durante um dia, especialistas, educadores, pesquisadores e o público são convidados a provocar perguntas, testar possibilidades e transformar ideias em novos caminhos.
Do Laboratório da Inovação à Escola do Futuro, o HackConference é um espaço para imaginar e começar a construir o que vem depois.
Players

Programação
12H ÀS 18H - Laboratório da Inovação
-
Como surgem as ideias que mudam o mundo?
Lotação: 80 pessoas
Uma experiência prática para investigar de onde vêm as boas ideias e como elas podem ganhar forma.
14h00 Quebra de paradigma
-
A inovação é tecnologia ou uma forma de pensar?
Uma dinâmica de abertura para provocar novas perspectivas e questionar o que realmente entendemos por inovação.
Pietro Occiuzi - Agenda Edu
João Azevedo - Designer e empreendedor, professor da UERJ e PUC Rio,
estuda criatividade e fabricação digital
Thatiana Fernandes de Oliveira - Petrobrás
Mediação: Miguel Colker
14h45 Onde nasce uma ideia?
-
Um talk sobre criatividade, conexões e inovação, seguido por um exercício prático de geração de ideias em grupo.
Iata Anderson Mendonça - Designer e arquiteto, estuda sobre fab labs
como ambiente de empreendedorismo
Aline Queiroz - Dataprev
Mediação: Roberto Takao Yamaki
16h00 OFICINA: Da ideia ao protótipo
-
Em uma experiência colaborativa e mão na massa, os participantes serão organizados em grupos para transformar desafios e oportunidades em propostas de inovação. Com o apoio do Canvas de Ideias, as equipes irão identificar um problema, compreender as pessoas envolvidas, desenvolver uma solução, reconhecer os recursos necessários e definir os primeiros passos para colocá-la em prática.
-
Os palestrantes atuarão como mentores e provocadores, circulando entre os grupos, fazendo perguntas e ajudando a ampliar, aprofundar e aprimorar as propostas. Ao final, cada equipe realizará um pitch do seu Canvas, apresentando a ideia construída e o caminho imaginado para fazê-la ganhar o mundo.
Facilitador: Roberto Takao Yamaki
19H30 ÀS 21H - Escola do Futuro
-
Como formar pessoas para um mundo que ainda não existe e que será muito diferente do atual?
Lotação: 80 pessoas
Um encontro participativo voltado para professores, gestores escolares, coordenadores pedagógicos e educadores das redes pública e privada.
Uma conversa para repensar a aprendizagem, as competências do futuro e imaginar como seria uma escola criada a partir das necessidades do mundo que está por vir.
19h00 Talk de abertura
-
O futuro da aprendizagem
Uma conversa para abrir novas perspectivas sobre educação, tecnologia e transformação.
Marden Rodrigues - Barkus
Ricardo Ferrer - criador de metodologia Guia Náutico das Incertezas
Natalia Xavier - Diretora de educação da Multirio
Mediação: Andre Ozawa
19h50 Painel provocativo
-
IA, cultura maker, fabricação digital e novas competências
Uma experiência coletiva para imaginar novos modelos, espaços, ferramentas e formas de aprender.
RBAC - rede brasileira de aprendizagem criativa - ligada ao MIT - Media Lab
Cristiane Cavalcanti - Dataprev
Delmir Peixoto de Azevedo Junior - Petrobrás
Mediação: Miguel Colker
20h55 OFICINA - Design de Talentos: reimaginando futuros da educação
Quais talentos precisamos desenvolver para construir futuros mais desejáveis para a educação? Nesta oficina colaborativa, os participantes utilizarão as Cartas dos Talentos para reconhecer capacidades individuais e coletivas, refletir sobre as transformações sociais e tecnológicas do presente e imaginar diferentes futuros para a educação.
Organizados em grupos, os participantes serão convidados a construir uma visão de futuro sociodigital mais justa, equitativa e sustentável, identificando os talentos fundamentais para torná-la possível. A experiência evidencia que não existe um único futuro predeterminado e que as escolhas, os conhecimentos locais e os talentos mobilizados no presente podem abrir novos caminhos para a educação.
Facilitador: Ricardo Ferrer

Acessibilidade
O Conference contará com interpretação em Libras durante toda a programação, proporcionando acesso aos conteúdos para pessoas com deficiência auditiva.











